O conselho

Um lampejo: a desconfiança mal nascera e já era certeza, certeza a me gelar as tripas, a esporear o coração impondo-lhe galope, a emprestar às minhas ações uma agilidade de presa acuada. Um lampejo: “não diga seus nomes verdadeiros”, soprou-me minha própria voz ou alguém a imitá-la, e eu soube que era preciso obedecer.

Antes que meus irmãos pudessem fazê-lo por conta própria, eu os apresentei um a um, trocando uma letra ou uma sílaba de seus nomes para transformá-los em outros. Cássia, Selma, Denito e eu, Taíza. Os três estavam atônitos e foi sua estupefação que os impediu de me corrigirem e colocarem, assim, tudo a perder.

A velha amoleceu seu olhar para lançá-lo aos cães enfileirados na porta, orelhas eretas, focinhos opacos. Antes desta tarde eu seria capaz de jurar que jamais sentiria medo de cão algum. Ela me empurrou papel e caneta: “Anote aí para mim”. Torci para que ela acreditasse que era por causa das roupas encharcadas que eu tremia ao devolver-lhe o papel, com cuidado para que nossas mãos não se tocassem. “Vocês sabem voltar?”. Acenamos que sim e ela nos deixou ir, após um mudo acordo com os cães.

Junto com os ruídos da correnteza cada vez mais próxima vieram as primeiras palavras: “Você mentiu”. Atravessamos a ponte e eu olhei para trás, para as sombras do poente que já engoliam a casa de janelas compridas: “Vocês viram? Foi o primeiro lugar a ficar escuro”. “Thaís, eu acho que você bebeu demais”, protestou o caçula, retomando a caminhada. Esforçou-se por alcançar uma entonação imperativa, a súplica ainda aparente sob a reprovação: “Você precisa aprender a nadar”.

~ por Thaís Emília em 13/05/2010.

2 Respostas to “O conselho”

  1. Aprecio sua escrita.

    Beijos.

  2. Escreve mais… “aprecio sua escrita [2]

Deixe um comentário

 
