Uma calmaria

Sensaboria. Cerveja quente, geladeira quebrada e torneira pingando – suando?

Eu: afundada no sofá como quem se atola irremediavelmente no pântano cômodo das adiações.

Eu: escutando imóvel os gemidos de bichinho doente das violetas estorricando ao sol.

Eu: preocupada com as previsões zodiacais, até sentir, pela areia na ponta dos dedos e pelo amarelo esfarelado das páginas, que lia o jornal do mês passado.

Este calor insuportável, sem aragens nem brisas, é o mesmo da tarde em que abandonei José. Não ventou desde então.

Na tarde em que me apaixonei, José estava de olhos fechados para que o vento não grudasse ciscos em suas retinas. Quando os abriu, fitei o castanho límpido das pupilas envidraçadas, espelho de mim numa moldura de cílios, e sorri.

Ele dizia que nosso amor era eterno. Eu não tinha ilusões: por isso, quando ventava, tinha o cuidado de cerrar suas pálpebras com carícias ou beijos.

Mas, na tarde em que abandonei José, a ventania veio com a falta de aviso das coisas que têm que ser, e eu não pude, como sempre fazia, proteger seus olhos das impurezas aladas. Quando fitei suas pupilas, o castanho antes vítreo estava manchado por grãos de areia, pólen, pelos. Nossa separação fez-se, então, inevitável. Porque eu percebi que os olhos de José estavam maculados para sempre, e eu nunca mais poderia, portanto, fitar neles meu próprio reflexo.

Escrito muito antigo, de 2003 ou 2004. Já foi publicado em Nada Direito, o blog do Pantera, e em outros espaços virtuais, sempre com modificações.

~ por Thaís Emília em 13/06/2010.

2 Respostas to “Uma calmaria”

  1. Delicada e sem podo a doçura.

  2. Lindo, Thaís.Quem de nós nunca viu maculado o olhar que antes nos refletia? Beijo.

Deixe um comentário

 
